sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Resfriados e exercícios físicos

exercício físico

Neste meu primeiro artigo falarei sobre resfriados e como a atividade física pode ajudar a combatê-los. 

É só o clima começar a esfriar que aumenta a incidência e as discussões sobre os resfriados. De acordo com a Mayo Clinic, o resfriado é uma inflamação do trato respiratório superior causado por uma infecção viral. Simples resfriados e gripes são responsáveis por um prejuízo de US$ 2,5 bilhões por ano, nos EUA, com aulas perdidas por alunos, faltas no trabalho e custos médicos. Indivíduos adultos são acometidos por resfriados de 2 a 3 vezes por ano enquanto as crianças de 6 a 7 vezes. 

O seu sistema imunológico é quem combaterá o vírus, e ter boa imunização depende de uma dieta balanceada, manter níveis baixos de estresse, evitando fadiga crônica e mantendo bom sono.
      
O exercício físico bem feito e orientado, é capaz de mudar a rotina da pessoa, trazer hábitos saudáveis de alimentação, melhorar o sono e  também é uma ferramenta importante no alivio do estresse (lembramos que o estresse pode suprimir a imunização do nosso corpo). Um  estudo mostrou que 61% dos 700 corredores amadores relatavam menos resfriados desde que começaram a correr, alem de sentirem-se mais protegidos do vírus. Indivíduos com hábito de praticar regularmente exercícios físicos podem, segundo outros dois estudos, terem em suas ocasiões de resfriado, menor duração em comparação a sedentários e este, sendo moderado, foi capaz de  trazer modificações positivas no sistema imunológico.

Porém é importante lembrar que para gozar dos benefícios do exercício físico é fundamental ter prudência. Respeite sempre os limites do próprio corpo e aumente gradualmente a intensidade do exercício. Não tente fazer em um dia tudo o que não fizera em um ano e busque informações de profissionais capacitados para orientar uma prática segura e otimizada. 

-----
Autor: Rafael Paes