terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Horário de estudos completo: para se dar bem nos vestibulares mais concorridos

A algum tempo venho prometendo uma boa tabela a alguns leitores que chegam pelos comentários ou por e-mail para pedir um horário completo. Bem, a tabela esta aí, e foi elaborada pensando no aluno dedicado que almeja uma vaga no ITA, IME, Unifesp, Unicamp, Fuvest, UFRJ, ou Medicina, Engenharia e Direito em qualquer federal do país. Não tem moleza.

Deixarei alguns pontos claros depois das tabelas, é bom que o aluno preste muita atenção. Considerei, é claro, que o aluno não trabalha e, no caso, que estuda por conta própria. Se você faz cursinho, basta ignorar o horário da manhã ou o horário da tarde e fazer uma ou outra modificação.

horários de estudos vestibular

Eis os horários:

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
7:15 h Biologia Química Física Matemática História
8:05 h Química Biologia Outros Geografia Outros
8:55 h --- --- --- --- ---
9:15 h Física Matemática Química Biologia Geografia
10:05 h História História Outros Física Matemática
10:55 h --- --- --- --- ---
11:10 h Matemática Geografia História Química Física
12:00 h Biologia Física Química Outros Biologia


HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
13:45 h Biologia Química Física Matemática História
14:35 h Química Biologia Outros Geografia Outros
15:25 h --- --- --- --- ---
15:45 h Física Matemática Química Biologia Geografia
16:35 h História História Outros Física Matemática
17:25 h --- --- --- --- ---
17:45 h Matemática Geografia História Química Física
18:35 h Biologia Física Química Outros Biologia

Mecanismo do horário de estudos apresentado

O horário foi feito com base nos estudos de um aluno da área da saúde/biológicas, ou seja, privilegiando Física, Química e Biologia, as Ciências da Natureza.

Se esse não é o seu caso, basta fazer as modificações seguindo o raciocínio: 50% para a sua área e 50% para o resto. Ou mesmo, pode-se separar uma boa parte da semana para estudar aquilo que se tem mais dificuldade.

No caso da divisão por áreas de interesse, é importante que se faça o seguinte:

Cursos da área de exatas (Engenharia, Física, Matemática etc): são 60 "aulas" por semana, logo, separe 30 para estudar Física e Matemática e 30 para estudar as outras matérias. Sempre lembrando que você pode fazer essa análise com base nas matérias que tem mais dificuldade.

Cursos da área de humanas (Psicologia, História, Geografia, Letras etc): 30 "aulas" para História, Geografia e "Outros" (será explicado logo abaixo).

Cursos da área de saúde/biológicas (Medicina, Química, Farmácia, Enfermagem etc): 30 "aulas" para Biologia, Física e Química, como está na tabela.

Em resumo, faça a divisão de 50% para as matérias da sua área ou para as que possui mais dificuldade. Depois é só fazer as alterações na tabela.

Observações sobre o horário de estudos apresentado

1 - Se você faz cursinho e acha que não dá tempo de seguir o horário, basta diminuir as aulas a 40 minutos cada (são de 50 minutos). Ou elimine uma matéria que considera dispensável para cada dia.

2 - Independente do horário, seria importante que o aluno seguisse a ideia por trás dele: estude dois conteúdos (distintos ou não) por 50 minutos (ou 40) cada, e dê uma para de 20 minutos.

3 - A parada de 20 minutos a cada duas matérias e a parada de 1 hora para o almoço devem ser momento de descanso. Evite a TV, a internet, o telefone etc.

4 - "Outros" significa Filosofia, livros em geral, obras literárias, jornais e revistas.

Bons estudos!