terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENEM: como estudar a um mês da prova

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2011 ocorrerão nos próximos dias 22 e 23 de outubro. Há, praticamente, um mês até o dia do exame que, para muitos estudantes, definirá o rumo de seus estudos.

No sábado, dia 22, serão aplicadas 90 questões, sendo 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A prova terá duração máxima de 4 horas e 30 minutos. Já no domingo, dia 23, serão aplicadas mais 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias, além da Redação, totalizando no máximo 5 horas e meia de prova.

caderno borracha lápis caneta
Organização, calma e atenção: as palavras-chave.

Recentemente, recebemos o seguinte pedido por e-mail, divulgado nos comentários do blog:
"[...] Comecei no inicio deste ano um cursinho pré-vestibular, porém, no mês de junho fui aprovada no curso de turismo [...] larguei o pré e ingressei na [...] faculdade mas, o que acontece, é que desde que conclui o ensino médio sabia que minha área era a biológica, fiz minha inscrição para o vestibular [...] para nutrição (sonho)... minha atual faculdade está em greve,e o curso nem me agradou tanto assim [...] estou tentando correr atrás do tempo perdido para passar no vestibular [...] sinto que retrocedi, não estou preparada [...] algum conselho ou dica? obrigada."
Nossa leitora não se referiu ao ENEM, mas as dicas que daremos neste artigo servem para qualquer tipo de avaliação e, além disso, aproveitaremos a tensão que ronda o dia a dia de muitos alunos nas vésperas do exame para dar algumas dicas essenciais para que todos mantenham a calma e consigam o melhor aproveitamento possível.

Em primeiro lugar, vamos definir três passos que o aluno deve dar antes da prova, quando falta pouco tempo:

1 - Ler o edital: ler o edital (o programa das matérias, mais especificamente) do concurso é uma boa maneira não só de ver, de maneira objetiva, o que pode ser cobrado na avaliação, como também a maneira como a instituição lida com os tópicos, ou seja, como o conteúdo pode ser cobrado na prova.

2 - Resolver provas anteriores: medida básica em qualquer situação, resolver as provas de vestibulares anteriores é mais do que necessário quando estamos a poucos dias da prova. Depois da leitura atenta do edital, é imprescindível a resolução de questões do próprio vestibular, sendo esta a maneira mais óbvia e produtiva de se entender o que é cobrado e de que maneira é cobrado.

3 - Buscar por bons resumos: a poucas semanas da prova não há mais tempo para se aprofundar. Tenha você estudado muito até então ou não, é importante ter resumos, feitos por você mesmo ou adquiridos na biblioteca da sua cidade, com amigos, em cursinho ou mesmo na internet. Neste último caso, a Wikipedia é uma boa pedida, ainda mais para conciliar os tópicos dos programas das matérias. A internet é uma fonte inesgotável (infelizmente, porém, nem sempre confiável) de informações.

Abaixo, o professor Wellington dá boas dicas de como ganhar tempo na prova do vestibular. Assista ao vídeo no Youtube clicando aqui.


Em segundo lugar, vamos definir os três passos fundamentais para o estudante durante a avaliação:

1 - Divida a prova em bloco de questões: essa é a melhor maneira de organizar o tempo e se manter psicologicamente firme, sempre concentrado e estimulado. No ENEM, por exemplo, divida para cada dia a prova em blocos de 10 questões. Após a resolução de cada bloco, respire fundo, beba um pouco de água, relaxe e comece o próximo bloco.

2 - Faça o que se sabe primeiro: essa é a regra de ouro para qualquer concurso vestibular. É absolutamente necessário que o aluno comece por aquilo que sabe mais, seja uma determinada matéria, ou um certo conteúdo dentro de uma mesma matéria. Não perca tempo jamais em questões de difícil entendimento. Se sobrar pouco tempo e você tiver que chutar, você já terá garantido bons pontos com as questões que sabia resolver. 

3 - Aproveite o tempo disponível: por último, tenha sempre em mente, por mais trágico que isso possa parecer, que uma prova pode definir seu futuro. Logo, não desperdice qualquer chance que você tenha em mãos de alcançar seus objetivos. Saiba que a prova que você está fazendo pode ser do último vestibular da sua vida, e dê valor ao tempo. Não tenha pressa. É mais vantajoso sair com a consciência tranquila do que com tempo de sobra.

Leia mais sobre técnicas de estudo:
> Como criar organização nos estudos
> Como resolver questões com rapidez no vestibular
> 3 dicas de como estudar com tranquilidade para o vestibular