domingo, 18 de setembro de 2011

Visão geral sobre as células (procariótica, eucariótica, vegetal e animal)

A célula é a menor unidade da matéria viva conhecida. A partir desse simples conceito já é bom que façamos uma pequena observação. Em uma leitura desatenta ou mesmo na ansiedade de uma prova do vestibular, o aluno pode criar uma pequena confusão entre a menor unidade da matéria e a menor unidade da matéria viva. E há um abismo de diferença.

A menor unidade da matéria é o átomo, infinitamente menor que qualquer célula, já que ele é também a unidade fundamental de formação de todas as células. Uma só célula é formada por bilhões de átomos.

Agora, para entender a divisão geral das células, vamos distinguir de maneira objetiva células eucarióticas de células procarióticas e as particularidades entre as células vegetais e animais.

Células procarióticas são aquela que não possuem um núcleo delimitado, além de poucas organelas citoplasmáticas (apenas ribossomos). São células bem simples, típicas do reino Monera, das bactérias. O material genético fica disperso pelo citoplasma.

célula procariótica procarionte
Célula procariótica | Clique na imagem para ampliar

Células eucarióticas são aquelas que, além de possuir um núcleo bem definido, com envoltório nuclear (carioteca) protegendo o material genético, possuem várias organelas em seu citoplasma. Dentre as células eucarióticas, existem diferenças importantes a serem consideradas entre as células animais e vegetais.

célula eucariótica eucarionte animal
Célula eucariótica animal | Clique na imagem para ampliar

Dentre todas as organelas citoplasmáticas, algumas são exclusivas da célula animal, ao passo que outras são exclusivas das células vegetais. Por exemplo, apenas a célula vegetal possui parede celular, vacúolo e cloroplastos. No caso das células animais, os centríolos são suas organelas exclusivas


célula eucariótica eucarionte vegetal
Célula eucariótica vegetal | Clique na imagem para ampliar

É bom lembrar que as principais organelas citoplasmáticas são: lisossomos, centríolos, mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático, ribossomos e cloroplastos.

A título de curiosidade, lembramos que, enquanto células são chamadas de procarióticas ou eucarióticas, os seres vivos são chamados, respectivamente, de procariontes ou eucariontes.

Leia mais sobre Biologia:
> Bebês de proveta e clonagem humana
> Misturando genes entre espécies transgênicas
> O que são rotavírus?
Leia mais sobre Biologia em outros sites/blogs:
> Fotos incríveis do interior do corpo humano
> Células eucariontes e procariontes
> Célula animal e vegetal